Após repercussão com 1º caso, Campinas cancela transferência de 491 alunos de outra escola
09/09/2025
(Foto: Reprodução) Pais relatam problemas no 2º dia de transferência de escola com 800 alunos de Campinas
Após a repercussão negativa da transferência de 800 alunos para escola que fica a 27 quilômetros de distância por conta de obras, a prefeitura de Campinas voltou atrás na decisão de usar a mesma estratégia com outra escola, nesta terça-feira (9).
Os 491 estudantes da EMEF Professora Sylvia Simões Magro, no Jardim Ipaussurama, seriam transferidos para o antigo Colégio Educap, que fica na Avenida Imperatriz Leopoldina, na Vila Nova, um trajeto de 10 quilômetros que dura cerca de meia hora. O motivo é o mesmo: reforma.
A mudança atingiria todos os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Desde a segunda-feira (8), os estudantes estão tendo aulas remotamente e seriam transferidos para o prédio provisório na próxima segunda-feira (15). A decisão já havia sido comunicada aos pais.
Leia também:
1h40 de trânsito e 3h de aula: como foi o 1º dia dos alunos em escola a 27 km de distância em Campinas
Por reforma, Campinas transfere 800 alunos a prédio 27 km distante e vê tempo de aulas perdido no trânsito 'como pedagógico'
O que diz a prefeitura?
EMEF Profª Sylvia Simões Magro fechada para reforma
EPTV/Reprodução
A prefeitura voltou atrás na decisão nesta terça (9), após a repercussão da transferência dos alunos da EMEF Padre Leão Vallerie, no Parque Valença, nesta segunda (8), quando 800 estudantes passaram 1h40 no trânsito e tiveram apenas três horas de aula.
Em nota, a administração afirmou que a Secretaria Municipal de Educação vai reavaliar o cronograma de obras da troca de telhados e instalações elétricas da escola.
Ainda de acordo com pasta, os 491 alunos da Escola Municipal Sylvia Simôes Magro retornarão às aulas presenciais a partir desta quarta (10).
Comunicado feito às famílias dos alunos da EMEF Profª Sylvia Simões Magro
EPTV/Reprodução
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas