Cerveja sem álcool de Campinas conquista ouro nas 'Olimpíadas da cerveja' nos Estados Unidos
07/05/2025
(Foto: Reprodução) Lançada como edição limitada, a Melancia Sour n’ Salt, da Sim! Cerveja foi medalhista na categoria. Concurso avaliou 8.374 rótulos de 49 países. Cerveja sem álcool de Campinas conquista ouro na “Olimpíada da cerveja” nos Estados Unidos
SIM! Cerveja
Uma cerveja sem álcool produzida por uma cervejaria de Campinas (SP) conquistou medalha de ouro na World Beer Cup 2025, considerada a maior competição cervejeira do mundo.
O concurso, conhecido como as “Olimpíadas da cerveja”, foi realizado nos Estados Unidos e avaliou 8.374 bebidas de 49 países. Os rótulos foram analisados às cegas por 265 jurados, que consideraram critérios como estilo, proposta, aroma e possíveis defeitos. A pontuação varia de 0 a 50.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A cerveja medalhista é a Melancia Sour n’ Salt, uma releitura do estilo de cerveja chamado Gose. Trata-se de uma cerveja ácida e com um toque salgadinho, junto de uma carga abundante de frutas.
Lançada como edição limitada, a cerveja produzida pela empresa campineira Sim! Cerveja já ganhou outras premiações.
“Já conquistamos mais de dez premiações nacionais e internacionais com nossas cervejas sem álcool, mas vencer a World Beer Cup é um marco para nós e para o segmento, que ainda está começando no Brasil”, disse David Figueira, cofundador da Sim! Cerveja e diretor industrial da Cervejaria Cogumelo, incubadora da marca.
A Sim! Cerveja foi criada durante a pandemia como um spin-off de outra marca. A ideia surgiu após uma palestra em que Figueira foi questionado sobre o motivo de ainda não produzir cervejas sem álcool. A partir daí, a equipe passou dois anos em pesquisas para desenvolver uma bebida 100% sem álcool, voltada também a públicos como o fitness.
“Temos um público crescente que busca qualidade e um estilo de vida mais saudável, sem abrir mão do sabor da cerveja”, explica Figueira, que atua há mais de 25 anos no setor.
A World Beer Cup foi criada em 1996 e é realizada anualmente em conjunto com a Craft Brewers Conference e a BrewExpo America. A competição não entrega prêmios automaticamente: os juízes podem reconhecer uma cerveja como vencedora das medalhas de prata ou bronze, mas não conceder um prêmio de ouro, por exemplo.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas