Com pedidos por corte de árvores na liderança, Campinas tem aumento de 13,6% nas reclamações no 156

  • 06/11/2025
(Foto: Reprodução)
Corte, poda ou retirada: ligações que envolvem árvores lideram chamadas no 156 em Campinas O número de solicitações feitas à Central 156 da Prefeitura de Campinas aumentou 13,6% nos últimos dois anos. Entre janeiro e outubro de 2025, foram registrados 60.898 pedidos, contra 53.603 no mesmo período de 2023. O serviço é responsável por receber reclamações e solicitações por serviços públicos da população. Segundo dados da administração municipal, os pedidos relacionados a árvores, como corte, poda e verificação de risco, lideram o ranking de 2025. Em seguida, aparecem solicitações para tapa-buracos, orientações sobre animais domésticos e limpeza de terrenos particulares. Confira o ranking completo a baixo: A lista de 2025 também mostra a entrada de novas categorias entre os dez assuntos mais citados, como reclamações sobre coleta de lixo orgânico e procedimentos administrativos em centros de saúde. Estabelecimento não possui alvará Árvore (queda parcial - recolha de galhos/queda de galho/galho pendurado) Centro de saúde (reclamação, procedimento administrativo) Lixo (coleta domiciliar/orgânico – reclamação) Árvore (corte/extração/cauterização de raízes/verificar situação da árvore) Árvore (poda de limpeza/reequilíbrio) Tapa buraco Animal doméstico (orientação aos donos quanto ao trato/bem estar) Limpeza de mato em terreno particular Lixo/lixeira (instalação ou manutenção) Moradora diz que tenta desde 2023 o corte de uma árvore no Jardim São Francisco, em Campinas (SP) Reprodução/EPTV Mudança no perfil das demandas De acordo com os dados, nos últimos três anos houve mudanças nas prioridades da população ao acionar o 156. Em 2023, os buracos nas vias eram o principal motivo de contato com o canal, seguidos das podas de árvores e das solicitações de extração de árvores vivas. Já em 2024, o foco se dividiu entre poda de árvores, tapa-buraco e fiscalização relacionada à dengue, reflexo do aumento de casos da doença naquele período. 📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp Em 2025, a arborização urbana voltou a dominar a lista. A maior parte das reclamações envolve pedidos de corte e retirada de árvores que oferecem risco e poda de galhos que avançam sobre calçadas ou redes elétricas. Moradores reclamam da demora Maria José da Silva Costa, moradora do Jardim São Francisco, conta que tenta há três anos a retirada de uma árvore em frente à casa. Segundo ela, o tronco está oco e tomado por formigas. "Eu liguei em 2023, depois em 2024, agora quase toda a semana para ver se conseguia com esse temporal que está tendo. Eles falam que tem muitas chamadas na frente e que tem que ter paciência", contou Maria. No caso dela, as raízes da árvore se espalharam por toda a calçada, que está rachada e com desnível. O pedido de retirada foi registrado no 156, mas até agora, segundo a moradora, ninguém foi ao local. No DIC 1, o porteiro Fernando Souza também tenta, sem sucesso, que a Prefeitura realize a poda de uma árvore em frente à casa dele. Segundo o morador, a estrutura cresceu demais e já está encostando nos fios elétricos e na tubulação de gás da vizinha. “A gente ligou mas não teve nada de resultado. Sempre ligando, reclamando do que está acontecendo. Até agora não aconteceu nada, ninguém veio ver nada, dicou do mesmo jeito”, contou Fernando. Campinas registrou mudança no perfil das reclamações registradas no telefone 156 Reprodução/EPTV O que diz a prefeitura? Apesar das queixas de moradores sobre a demora na execução dos serviços, a Secretaria de Serviços Públicos afirma que não há solicitações represadas vindas do 156. Segundo a pasta, de janeiro a outubro foram realizadas 9.083 podas de árvores, 4.315 extrações e 703 destocas ou remoções. A prefeitura destaca que "toda árvore retirada é reposta e que 11 equipes atuam diariamente nesse tipo de serviço na cidade". A nota também informa que, além das solicitações via 156, a Secretaria atende pedidos feitos diretamente ao órgão e outros canais. Desde 2023, segundo a administração, foram plantadas 633 mil árvores em Campinas. Como funciona o serviço 156? O canal 156 é o principal meio de contato da população com a Prefeitura de Campinas para registrar solicitações, reclamações e pedidos de informação sobre serviços municipais. O atendimento é feito por telefone, site, WhatsApp e também de forma presencial nos postos descentralizados do programa Agiliza Campinas. De acordo com a prefeitura, quando o cidadão faz um registro, a solicitação é encaminhada ao setor responsável, que analisa o pedido e define o prazo de resposta. Caso o serviço demore mais que o previsto ou não seja executado, o morador pode recorrer à Ouvidoria, que atua de forma independente do 156. "Não é o 156 que vai resolver. O 156 vai acolher o pedido do cidadão", explicou Karen dos Reis, diretora de gestão de informação do 156. De acordo com a diretora do serviço, o aumento no número de pedidos também está relacionado à ampliação dos canais de atendimento, como o WhatsApp 156, que funciona 24 horas por dia e permite que o cidadão acompanhe o andamento da solicitação em tempo real. Canais de atendimento Telefone: 156 (dentro de Campinas) ou (19) 3755-6010 (fora da cidade) WhatsApp: (19) 2116-0156 Atendimento presencial: Espaço Cidadão na Av. Anchieta, 200 Térreo – Centro das 8:00 às 17:00 - De segunda à sexta; Agiliza Campo Grande na Rua Manoel Machado Pereira, 902 - Parque Valença das 8:00 às 16:00 - De segunda à sexta; Agiliza Ouro Verde no 2° Andar do Hortoshopping Ouro Verde, Rua Armando Frederico Renganeschi, 61 das 8:00 às 16:00 - De segunda à sexta; Agiliza Nova Aparecida na Rua João Carlos Amaral, 561a - Jardim Aparecida das 8:00 às 16:00 - De segunda à sexta; Agiliza Barão Geraldo na Rua Luiz Vicentin, 177 - Jardim Santa Genebra II (Barao Geraldo) das 8:00 às 16:00 - De segunda à sexta; Agiliza Sousas na Rua Humaitá, 144 - Sousas das 8:00 às 16:00 - De segunda à sexta. VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região Veja mais notícias da região no g1 Campinas

FONTE: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/11/06/com-pedidos-por-corte-de-arvores-na-lideranca-campinas-tem-aumento-de-136percent-nas-reclamacoes-no-156.ghtml


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