'Ele acabou com a família', diz avó de jovem morta durante roubo de celular em Hortolândia; polícia busca suspeito
30/07/2025
(Foto: Reprodução) Mulher é morta a tiros ao reagir a roubo de celular em ponto de ônibus em Hortolândia
O corpo da jovem de 20 anos, morta a tiros em um assalto na terça-feira (29) em Hortolândia (SP), foi velado nesta quarta (30), no Cemitério Parque Hortolândia. Gabriela Camargo de Jesus Lima estava no ponto de ônibus para ir trabalhar e foi assassinada depois de ter o celular arrancado por um criminoso em uma moto.
A avó da garota, que passou a criá-la depois da morte da mãe de Gabriela, afirmou que a família está muito abalada e espera que o homem seja encontrado logo pela Polícia Civil, que investiga o crime e faz buscas pelo suspeito.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
"Ele matou a menina por causa de um celular. Eu peço Justiça. O que ele fez não é justo. Ele acabou com a família, porque está todo mundo desesperado, sem saber o que fazer. Eu peço pelo amor de Deus para que ele seja preso, antes que ela faça isso com outra família", afirmou a avó, Cleide Camargo da Silva.
Avó de jovem morta em assalto em Hortolândia pede Justiça
Reprodução/EPTV
O crime aconteceu no Jardim Europa. A jovem estava em um ponto de ônibus da Rua Cordilheira dos Andes quando foi abordada por um homem. Ela reagiu e o suspeito atirou. Gabriela chegou a correr na tentativa de fugir, mas não resistiu e morreu em uma rua próxima. O criminoso abandonou o celular na fuga.
"Ela era bem criança ainda. Acredito que ela, no impulso, tentou reagir para pegar o celular de volta e ela levou os tiros. Deus me livre. Está demais a violência aqui em Hortolândia. Minha esperança é que essa pessoa se arrependa do que fez e mude de vida, que não faça com mais ninguém", disse uma familiar que preferiu não se identificar.
Gabriela Camargo de Jesus Lima, de 20 anos, foi vítima de um latrocínio na manhã desta terça em Hortolândia
Reprodução
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado por uma testemunha. Vizinhos como a dona de casa Ana Paula Marcolino ouviram a movimentação e tentaram ajudar. "Eu ouvi três tiros. Minhas meninas estavam se arrumando para ir para a escola. Virei na cama e ouvi aquele barulho. Falei: 'não é normal isso'".
Insegurança
Jovem baleada durante assalto em ponto de ônibus tentou fugir antes de morrer
À EPTV, afiliada da TV Globo, os vizinhos reclamaram da insegurança e disseram que os assaltos são frequentes no bairro.
"Esse lugar aqui é bom de se morar. A questão é a segurança. Tem crianças que saem da escola 21h, 22h. Não tem uma polícia, não tem nada de segurança. Aconteceu de criança ser assaltada nesse caminho", declarou Valdirene Souza.
"Aqui falta policiamento. Não tem hora para assaltar esse bairro", comentou Ana Paula. "Meus vizinhos já foram assaltados na calçada de casa mais de três vezes. Triste demais quando se trata de perder a vida", completou Ageu.
Vítima tentou fugir após ser baleada
A abordagem aconteceu na Rua Cordilheira dos Andes, no Jardim Nova Europa, quando a jovem ia trabalhar. No vídeo é possível ver quando o homem apareceu em uma motocicleta, apontou uma arma e pegou o celular dela. Na sequência, o assaltante saiu e ela foi atrás.
Nesse momento, Gabriela foi baleada. Ela se levantou e correu, até dobrar a esquina e cair na Rua Marília, onde foi encontrada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou a morte no local. A Polícia Militar também foi acionada.
Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso. O caso foi registrado como latrocínio, que é o crime de roubo seguido de morte.
Veja o assalto por outro ângulo
Mulher é morta a tiros ao reagir a roubo de celular em ponto de ônibus em Hortolândia
Jovem morta após assalto em ponto de ônibus no interior de SP tentou fugir após ser baleada
Reprodução
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
P
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.