Projeto “Baú Mágico” leva incentivo à leitura para mais de 4.600 crianças
30/07/2025
(Foto: Reprodução) Crédito: Divulgação
Com o objetivo de despertar o gosto pela leitura desde a infância, o projeto “Baú Mágico” percorreu diversas cidades do Estado de São Paulo, levando oficinas literárias, contação de histórias e a doação de brinquedotecas completas para escolas da rede pública.
A leitura, quando estimulada desde cedo, contribui significativamente para o desenvolvimento infantil. Além de promover concentração, memória, raciocínio lógico e compreensão, ela também estimula a linguagem oral e a criatividade, habilidades fundamentais para a formação cognitiva das crianças.
Ao longo do projeto, mais de 4.600 crianças foram beneficiadas com atividades em escolas e instituições. Entre as cidades atendidas estão Sorocaba, Mogi Mirim, Porto Feliz, São José dos Campos, Valinhos, Guarulhos, Icém, Palestina, Orindiuva, Pirassununga, São Paulo, Piracicaba, Mogi das Cruzes, Taboão da Serra e Porto Ferreira.
As oficinas propuseram uma vivência ativa e lúdica, em que as crianças não apenas ouviram histórias, mas também participaram da criação de personagens, desenvolveram enredos e praticaram habilidades como oralidade, entonação vocal e improvisação. Uma forma de reforçar a leitura como ferramenta pedagógica e de inclusão social.
Além das atividades interativas, o projeto doou bibliotecas infantis completas aos locais atendidos. Cada espaço incluía livros (alguns em braile), fantoches de feltro e brinquedos educativos como quebra-cabeças, blocos estruturais e jogos da memória.
O “Baú Mágico” também teve como prioridade a acessibilidade, garantindo a presença de intérpretes de Libras nas oficinas e a disponibilidade de livros em braile, promovendo a inclusão de crianças com deficiência visual e auditiva.
Mais do que incentivar a leitura, o projeto envolveu toda a comunidade escolar em uma experiência que une aprendizado, criatividade e diversão.
O projeto foi apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com apoio da Komedi e patrocínio de diversas empresas como: Grupo Bimbo, BP Bunge Bioenergia, Companhia Müller de Bebidas, Coop – Cooperativa de Consumo, Eaton Corporation, Elesys, Glóvis Brasil Logística, Lopes Supermercadose e MarGirius.