Três em cada dez veículos de Campinas desrespeitam limites de velocidade, diz estudo

  • 29/07/2025
(Foto: Reprodução)
Campinas é a 2ª pior da América Latina em excesso de velocidade de motociclistas Um estudo global realizado pela universidade americana Johns Hopkins, em parceria com a Faculdade de Medicina da USP, aponta aumento na proporção de veículos que trafegam acima da velocidade permitida em Campinas (SP). Em 2022, 19% deles descumpriam o limite e, em 2024, o índice subiu para 31%. O levantamento também apontou o trânsito da metrópole como o segundo pior da América Latina em excesso de velocidade de motociclistas. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (29) pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), durante uma reunião do Observatório Municipal do Trânsito. A autarquia tem um convênio com a USP para realização do estudo. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp Excesso de velocidade Os dados apontam um crescimento de veículos que desrespeitam os limites de velocidade em Campinas (SP). Considerando todos os veículos, entre a primeira coleta, no ano de 2022, e a última, em 2024, a proporção dos que trafegavam acima da velocidade permitida aumentou de 19% para 31%. O excesso de velocidade foi maior nas vias arteriais (avenidas com maior movimento, principais corredores nas cidades), com 38% dos registros. As vias coletoras (vias secundárias, que levam aos principais corredores), somaram 25% dos registros de excesso de velocidade, e as vias locais ficaram com 22% do total. Só perde para Guayaquil De acordo com o estudo, o índice de excesso de velocidade de motociclistas em Campinas, em setembro de 2024, foi de 60%. Ou seja, seis em cada dez motociclistas trafegam em índices superiores do que o permitido. Entre as 30 cidades pesquisadas na América Latina, Campinas só perde para Guayaquil, no Equador, que registrou 84%. Confira o top-5: Guayaquil (Equador): 84% Campinas (Brasil): 60% Cali (Colômbia): 59% Córdoba (Argentina): 57% Bogotá (Colômbia): 47% Estudo mostra excesso de velocidade de motociclistas na América Latina Reprodução/EPTV De acordo com a pesquisa, o excesso de velocidade entre motociclistas foi mais que o dobro em relação a motoristas de veículos leves (27%) e pesados (20%). O levantamento ainda apontou que os usuários vulneráveis das vias (motociclistas, pedestres e ciclistas) corresponderam a 80% das mortes no trânsito no ano passado. Estudo O estudo apresentou dados inéditos sobre fatores de risco no trânsito de Campinas e é focado principalmente em motociclistas. O trabalho teve como data base o mês de setembro do ano passado, quando os dados foram coletados, e também contou com apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), da Vital Strategies, e o do governo municipal. A partir de 2022, a Johns Hopkins International Injury Research Unit realiza ações em Campinas para reduzir lesões e mortes no trânsito. O relatório divulgado nesta terça-feira também compara os resultados de setembro de 2024 com outubro de 2022. "Existe uma tendência de crescimento de excesso de velocidade. Algumas cidades tiveram redução, mas Campinas, por exemplo, apresentou um aumento. As campanhas de conscientização auxiliam a reduzir a gravidade dos acidentes", disse a pesquisadora da USP, Daniele Mayumi. Recomendações O estudo aponta também recomendações para que a administração municipal tente reduzir os acidentes no trânsito, como realização de campanhas de conscientização. Veja abaixo: Implementar campanhas de mídia de massa em coordenação com esforços de fiscalização, focando nos perigos da velocidade; Desenvolver um plano de gestão de velocidade em Campinas para promover o estabelecimento de velocidades seguras (de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde) e a padronização de limites de velocidade em vias com características semelhantes; Adotar e implementar limite máximo de 50km/h em áreas urbanas e limite máximo de velocidade de 30km/h para vias onde exista uma elevada interação entre o tráfego de veículos motorizados, pedestres e ciclistas, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde; Ampliar a implementação de medidas de redução de velocidade por meio de intervenções de Ruas Completas e Urbanismo Tático, correções geométricas e de sinalização nos principais pontos críticos e expansão da infraestrutura cicloviária. Ações A Emdec informou que uma campanha de massa com foco no fator de risco de velocidade está prevista no calendário da empresa e será lançada no final do segundo semestre deste ano. Além desta ação, a empresa realizará a Semana da Mobilidade Urbana (Semob), em setembro, e seguirá com ações educativas permanentes. No primeiro semestre, foram realizadas 200 ações educativas, atingindo 31 mil pessoas, das quais 21 foram focadas especificamente em motociclistas. Houve redução de 16% nas mortes de motociclistas no trânsito urbano de Campinas no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Emdec. Campinas tem o segundo pior trânsito da América Latina em excesso de velocidade de motociclistas Reprodução/EPTV VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região Veja mais notícias da região no g1 Campinas

FONTE: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/07/29/com-2o-pior-transito-na-america-latina-campinas-registra-excesso-de-velocidade-em-31percent-dos-veiculos-diz-estudo.ghtml


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