VÍDEO: arara 'dança' funk e recebe carinho de alunos após entrar em sala de aula no interior de SP
10/09/2025
(Foto: Reprodução) Arara 'dança' funk e recebe carinho de alunos após entrar em sala de aula em Campinas
Batizada carinhosamente de “Fred”, a arara flagrada dentro de uma sala de aula no distrito de Sousas, em Campinas (SP), na terça-feira (9), conquistou os estudantes com o jeito carinhoso e até “molejo” dançando funk. Veja no vídeo acima.
Nas imagens gravadas pelos alunos, a ave aparece mexendo a cabeça enquanto os adolescentes cantam, caminhando pela sala, bicando a cortina e recebendo “cafuné”. Um biólogo ouvido pelo g1, porém, alertou para os riscos de interagir com o animal (leia mais abaixo).
De acordo com a secretária da Escola Estadual Dr. Thomas Alves, onde o animal apareceu, a polícia e o Corpo de Bombeiros foram acionados para a retirada da ave, mas não foram ao local.
Ainda segundo a secretária, a ave vivia junto de outra arara em um restaurante de Sousas. Depois que a companheira dela morreu, passou a sobrevoar a região.
Já a mãe de um estudante disse à EPTV, afiliada da TV Globo, que a arara aparece com frequência na escola e já virou “xodó” da turma.
A Subprefeitura do Distrito de Sousas informou que, na tarde de terça (9), acionou os órgãos competentes.
Arara entra em sala de aula e conquista estudantes em Campinas
Reprodução/EPTV
Criada em cativeiro
Ao g1, o biólogo Thomaz Barrella afirmou que socializar com humanos não é um comportamento normal de araras livres e, sim, de animais criados em cativeiro.
Segundo ele, a arara em questão já conhecida na região de Sousas e Joaquim Egídio e, embora viva em liberdade, foi condicionada a viver com pessoas.
Nesse caso, o ideal é manter distância e evitar interação com o animal silvestre, para que ele entenda que não é saudável ter dependência e busque viver no ambiente natural.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas